João Paulo Barbosa

João Paulo Barbosa (re)nasceu em Brasília em 1975. Como Historiador da Antártica, formado pela Universidade de Brasília, escreveu artigos e o livro A Incrível Viagem do Tio Max à Antártica (disponível em e-book neste Museu Virtual). Fotógrafo de profissão há 18 anos, viaja o mundo para realizar projetos. Produziu sete livros, dezenas de reportagens e 73 exposições em 15 países. Recebeu prêmios da National Geographic e do Banff Centre. Entre 2011 e 2012, representou o Brasil no Fórum de Comunicação Cultural do G20, na Coreia, foi curador das exposições Parques Nacionais Brasileiros e Espécies Ameaçadas de Extinção (ambas com itinerância pelo Brasil e apresentação do Ministério do Meio Ambiente), e a coordenação geral do projeto Parque Nacional de Brasília 50 anos, que resultou em livro/exposição no Museu Nacional de Brasília. Seu trabalho sobre a Amazônia é exibido permanentemente pelo Museu Nacional do Índio Americano, nos EUA, desde 2004. Atualmente, é curador da exposição Antártica do Museu Virtual da Universidade de Brasília e fotógrafo oficial do Projeto Pelos Caminhos de Darwin.

As fotografias desta galeria foram feitas entre janeiro e fevereiro de 2015, durante a ECA-51 (Expedição Científica Antártica 51) promovida pelo INACH (Instituto Antártico Chileno), durante 20 dias de navegação a bordo do Aquiles, entre o arquipélago Shetland do Sul, o norte da península Antártica e a ilha Anvers.

Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação
feedback