ABORDAGEM PEDAGÓGICA

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

 

O conteúdo dessa exposição virtual que tem como tema a Antártica, o continente gelado, consiste em um subsídio para sua abordagem em sala de aula, por professores e estudantes de todos os níveis de ensino.

Em princípio, a Antártica é abordada na disciplina de Ciências, no segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação Básica, mas os professores de Português, de Geografia, de História, de Química, de História e de todas as demais disciplinas podem ser servir desse conteúdo, de forma transversal, para ilustrar ou promover discussões em qualquer momento do currículo, como objeto de uma redação, como elemento inspirador para um trabalho de campo ou para a composição de um quadro histórico da época de seu descobrimento, por exemplo.

A sequência de fatos históricos disponibilizada no link "Momento Histórico", além de ser bastante elucidativa sobre a descoberta da Antártica, serve de exemplo para que os alunos possam fazer sequências semelhantes sobre outros fatos históricos. Já as galerias de fotografias permite uma verdadeira viagem virtual no continente gelado, por meio da visão de um grupo de fotógrafos que cederam suas imagens para a Universidade de Brasília, em prol da promoção de um conhecimento mais amplo sobre essa parte do Planeta, tão crucial para o equilíbrio global.

As diferentes abordagens dos fotógrafos permitem vários caminhos para se discutir, em sala de aula, questões como a ocupação humana na Antártica, sua fauna, sua flora, as instalações científicas em funcionamento, personagens históricos, etc. Dentre os inúmeros links fornecidos para subsidiar o trabalho pedagógico, vários são dirigidos a professores e buscam promover o trabalho pedagógico em torno do tema em foco. Merecem destaque os links para o blog "Geografia para Professores", para o documentário sobre a lendária expedição Antártica de Shackleton e para o documentário da Discovery intitulado "O encanto do Azul profundo".

Um link sobre as estações e bases científicas na Antártica permite que se tenha uma visão ampla sobre a forma como a região é ocupada, sempre para fins pacíficos e científicos.

Por fim, professores e alunos têm a sua disposição , abaixo, a uma versão digital do livro "A incrível viagem do Tio Max à Antártica", que conta a história do navio polar da Marinha Brasileira Almirante Maximiano, o tio Max. Produzido em decorrência a missão da Universidade de Brasília à Antártica, quando da preparação desse trabalho, o livro, conforme descrito em sua introdução, é, sobretudo, um material paradidático de divulgação científica que teve como elementos centrais os diários de bordo, as narrativas e as memórias do Comandante Sérgio Ricardo Segóvia Barbosa, que comandou o Tio Max desde sua aquisição pela Marinha do Brasil até o ano de 2011. A história contada no livro, com toques de aventura, saga e superação, integra elementos ficcionais e elementos históricos, de forma mágica e fantástica, e nos conduz em uma excepcional viagem à Antártica, que resume os principais acontecimentos de todas as viagens realizadas pelo Tio Max até o continente gelado, sob a chefia do Comandante Segóvia. No final do texto, um conjunto de projetos pedagógicos permite e orienta a exploração do conteúdo do livro em sala de aula, por professores e alunos de diversos segmentos da Educação Básica.

Gilberto Lacerda

A Incrível Viagem do Tio Max à Antártica

 

Baixar ePUB

 

Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação
feedback