Estação Polônia

ESTAÇÃO ANTÁRTICA HENRIYK ARCTOWSI

 

A Estação Antártica Henryk Arctowski, mantida pelo Programa Antártico da Polônia, foi fundada em 1977 e funciona durante todo o ano. Pode acomodar cerca de 40 pessoas no verão e 12 no inverno. Está localizada próxima as pontas Thomas e Shag, na Baía do Almirantado (Ilha Rei Jorge, Arquipélago das Shetland do Sul), nas coordenadas 62º09’57’’Sul e 58º28’25’’ Oeste.

Vizinha à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), a estação polonesa faz uma justíssima homenagem ao primeiro líder científico a invernar na Antártica, o meteorologista Henryk Arctowski (1871-1958). Arctowski participou da expedição Belgica (1897-99) quando, a caminho da Antártica, visitou por uma semana o Rio de Janeiro e tornou-se amigo do astrônomo Luiz Cruls, então Diretor do Observatório Nacional, onde realizou a aferição e calibragem de seus instrumentos científicos.

Trata-se de uma Estação famosa tanto por sua hospitalidade quanto pelo apoio às pesquisas científicas de diversos países, uma vez que é a “guardiã” da Área Especial de Interesse Científico número 8. Participou diretamente da História do Brasl na Antártica, desde a inauguração da EACF, em 6 de fevereiro de 1984, até hoje, como um ponto importante de apoio à construção da nova estação brasileira.

www.arctowski.pl

 

Laboratório de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação
feedback